curta mpb FM

Tecnologia do Blogger.

Corpo revela o que as palavras tentam esconder, diz psicóloga


As palavras são apenas uma parcela da nossa comunicação. Frente a frente, a maior parte do que queremos dizer ou de como nos sentimos é feita por meio de postura, gestos, expressões faciais e volume e melodia da voz.
Segundo Monika Matschnig, psicóloga austríaca especialista em linguagem corporal, "os sinais do corpo podem reforçar as palavras, contradizê-las ou até mesmo substituí-las".
Em "O Copo Fala", que ganhou edição ilustrada para facilitar a leitura da linguagem corporal, Matschnig ensina a observar e traduzir os mais sutis movimentos para não ser enganado pelas palavras, da musculatura do rosto até o aperto de mão.
"Os cumprimentos geralmente são o primeiro contato corporal que temos com uma pessoa até então desconhecida", conta a autora. "A primeira impressão decide sobre como o relacionamento se desenvolverá".
Abaixo, conheça alguns dos cumprimentos descritos em "O Corpo Fala".
-
O aperto de mão aberto
Se as mãos de ambas se seguram com vigor e firmeza, de forma que as palmas fiquem totalmente em contato, os dois indivíduos estão, no real sentido da palavra, prontos para "travar o contato" e demonstram abertura para o interlocutor [_a].

O aperto de mão frouxo
Um aperto de mão fraco geralmente demonstra insegurança e baixa autoestima. Frequentemente vem acompanhado de um olhar de baixo para cima [_b].
O aperto de mão hesitante
Se você só consegue segurar a ponta dos dedos do outro e a mão é puxada de volta rapidamente, ele pode significar que o cumprimentado (ainda) não está pronto para se envolver com você. Um aperto de mão como esse frequentemente desperta a sensação de desconfiança e insegurança, mas é possível que tenha a impressão de negação por parte do cumprimentado. Principalmente se o seu olhar também for lateral em vez de franco e frontal [_c].
O aperto de mão apreciativo
Se o parceiro de cumprimento pousa a mão livre sobre a parte superior da mão que ele está segurando, com esse gesto emocional ele sinaliza respeito e simpatia sinceros por você. Muitas vezes esse gesto é acompanhado de uma leve inclinação lateral de cabeça e um sorriso amigável [_d].
O aperto de mão cavado
Se o cumprimento deixa se formar um vão entre as mão de vocês dois, ele não deseja se render totalmente. Fazendo isso ele causa a impressão de estar reticente sou cauteloso [_e].
O aperto de mão distante
Se a pessoa lhe estende a mão com o braço esticado, ela está tentando manter-se o mais distante possível. Ela possivelmente também inclina o tronco um pouco para a frente em sua direção, mas mantendo os pés distantes. O que isso quer dizer? É bastante evidente que o cumprimentado deseja manter você longe dele
[_f].
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...